quarta-feira, 4 de abril de 2007

Pensando diametralmente o oposto...

Zeitgeist (zeit = tempo + geist = espírito) é a expressão alemã para o espírito de nosso tempo, do pensamento moderno.

Pessoas dizem que a Bíblia "conforma" e resigna o cristão. Que pessoas dentro desta "linha de raciocínio" são conformistas e aceitam as mazelas e má-sorte como algo a ser tolerado nesta vida em vista de uma vida paradisíaca após a morte.
Nada mais falso: em Rm 12.2 temos a afirmativa "não vos conformeis com este século mas transformai-vos pela renovação de vossa mente", o que diz bem o contrário ao estimular a renovação da mente que a Palavra dá, não apenas de forma moral mas para que "experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
De forma prática, podemos citar Js 1.9: "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso, não temas nem te espantes e não te esqueças das palavras da minha boca nem dela te apartes". Este é um chamado a sair do comodismo.

Deus também disse isso a Moisés, quando o chamou e este disse que era gago e de pouca desenvoltura. Mesmo assim Deus usou um "fracassado", mas que se dispôs a sair de sua área de conforto e enfrentar seus medos, dar a cara a tapa, como dizem.
Mas por que temos um conceito tão arraigado na cabeça das pessoas quando a verdade é tão diametralmente oposta?
É certo que tal pensamento remonta à cultura das tradições católicas de relacionamento com seu rebanho, os fiéis. A própria separação institucional feita pela igreja romana assegura tal diferença, uma vez que a igreja seria, conforme os próprios, o Papa, os bispos e o clero em geral; todos os outros são os chamados "leigos", nome dado devido à falta de especialização cultural no manejo da religião. Isso atravessa o chamado universal dado por Jesus no livro dos Atos dos Apóstolos 2.1 que

Nenhum comentário: