quarta-feira, 18 de abril de 2007

Fora o velho! Ou "Não deixem de ter fome. Não deixem de ser tolos" ("Stay Hungry. Stay Foolish")

Tudo parece ser feito para sobrepujar o que já existe, o senso de renovação pode ser observado nos fenômenos mais simples aos mais complexos da natureza.
Pegue-se o exemplo de um anticorpo que uma estrutura física desenvolve para ficar mais protegida de certas doenças, num nível molecular extrememente pequeno. E da conhecida história da lagarta que transforma para virar um belo ser alado. Ou de um pássaro que se refugia no alto de uma montanha, no doloroso processo de renovação de suas penas e troca de seu bico para um recomeço mais saudável de nova etapa em sua vida...?

Renovação, tranformação, reinício...

Transformando para renovar a mente foi o nick que usei no MSN dia desses mas esse é até um texto conhecido das Escrituras (Romanos 12.2). A gente só envelhece quando nossas idéias não se renovam e a Biblia já dizia isso há dois mil anos quando se refere que temos que "...transformai-vos pela renovação de vossa mente".

Ela transformação também é necessária para que se dê (novo) fôlego à empresas, processos e desenvolvimento de produtos e percepção com o público. A própria idéia de "fôlego" pode nos conduzir ao Éden por um instante para contemplarmos que foi num "sopro" divino que a Criação humana começou. E desde então nada mais foi o mesmo. Joey Reiman en seu livro Idéias chega a afirmar que Deus teve a maior de todas as idéias ao fazer o Homem assim.

Steve Jobs, em recente discurso como paraninfo em Stanford, fez apelos veementes pela busca individual do sonho de cada um através da necessidade urgente que se siga o coração e a intuição. Cita uma frase vista num catálogo antiga que dá título a este artigo ("Stay Hungry...") aos alunos na nova vida de formado.
Esse é um clamor para que se saia da mesmice e acomodação que podem ser armadilhas terríveis para todos, inclusive a algum recém-formado de uma bela escola (revista Ícaro, abril 2007).

Que se busque, então, com muita fome pelo saber que edifica. Acredito que tolice é negar estes conceitos.

Nenhum comentário: