segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ano novo e as tais listas… mas sem promessas!!




Ano novo, novas promessas (né Tha?), listas de planos, o governo anunciando até 5% de crescimento (coisa alta para o contexto atual), desejos, coisas que queremos fazer, sonhos a realizar… muita coisa boa aparece na cabeça nessa época mas quanta coisa se refere apenas ao que queremos e, muitas vezes, não ao que devemos nos questionar? Esclarecendo a questão: até que ponto deveríamos, como adultos autocríticos, querer ao invés de oferecer?
Pensar algo que difira de listas de coisas a se decepcionar mais tarde (ou não, como ‘caetanearia’ alguém) me ocorreu num momento de distração quando me questionei o que seria interessante para alguém ser, ao invés de querer ou ter.

Como a simplicidade da formulação desta questão começou em uma lista, por que não fazer uma lista de virtudes, então, a ser perseguida durante o próximo ciclo anual?
A parte ruim, adianto, é que perseguir virtudes, na prática, requer a negação do “eu”, do nosso – por que não admitir? – gigantesco ego que muitas vezes nos impulsiona apenas para bobagens e perda de tempo. Não falo de negar o desejo profundo de crescimento intrínseco a todo ser humano mas de negar sim, o que nos aflige para sermos o primeiro em detrimento do outro, para sermos melhores por reconhecimento alheio sem nos darmos o devido valor próprio.
Bom, adiei um bocado isso mas acabei fazendo. Minha lista inicial era pra conter apenas 10 virtudes – a ser desenvolvidas ou a nascerem em mim. Confesso que achei que não chegaria a 10 – eita ego – mas acabou passando fácil. Mas parei não muito longe disso – o ego trabalha de formas impressionantes – e já bastante coisa pra um ano.

Espero ser coerente e batalhar para crescer significativamente este ano e não apenas os “altos” 5% do governo mas uma porcentagem mais significativa… ah, uma coisa da lista deveria ser ir mais pra praia, preciso começar a revê-la… bom ano pra vc !!!


PS. bjo pra minha amiga Fê, que deve ter feito a lista :D

Um comentário:

Unknown disse...

eu ja fiz a minha so to esperando a minha prancha de presente hahahaha