sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Giro 2 - minhas leituras

Ok, ativar "o que estou lendo" ou o "motivo-deste-blog-ficar-meio-largado-às-vezes".

Segue a lista, logo ela diminui, tem alguns sendo terminados:

George MacDonald, Phantastes - referência achada no maravilhoso "O Grande Abismo", de C.S. Lewis, que terminei de ler há poucos dias, na Escócia. Tô no comecinho, nem dá pra falar nada - ainda.

Joey Reiman, Idéias - falta o último capítulo. Se por vezes suas histórias são fantásticas, por outras o autor se revela o maior promotor de si mesmo que já vi. Mas quem falou que está tão errado, quando o assunto é vender isso mesmo?

Armand Nicholi Jr., Deus em Questão: C.S. Lewis e Freud debatem Deus, Amor, Sexo e o Sentido da Vida - talvez o maior título auto-explicativo de todos os livros que já vi, falta ler o epílogo e logo coloco comentários sobre as relevantes comparações e análises do autor.

C. S. Lewis, O Problema do Sofrimento - perguntas como 'por quê sofremos?' e 'se Deus é bom e todo-poderoso, por que permite que suas criaturas sofram?' são parte do conteúdo deste livro. Para pensar um monte.

Alina Wheeler, Designing Brand Identity - estudo de casos, modelos, e uma metodologia simples para a compreensão e prática de gerenciamento de marcas. Indispensável para profissionais da área e para quem quer ampliar sua visão do negócio.

Phillip E. Johnson, Como derrotar o Evolucionismo com mentes abertas - de forma simples, este professor graduado pela Harvard mostra como discutir ciência com ciência, separando fatos dos preconceitos sociais dos auto-intitulados racionalistas (na verdade, naturalistas) que pregam uma ciência mais semelhante à uma fé cega e sem precedentes.

Bill Myers, Sangue do Céu - romance sobre o que seria caso descobrissem o sangue de Jesus conservado e usado cientificamente para restaurar a humanidade de alguém. A princípio parece interessante mas isso implicaria que o sangue de alguém pode ter alguma capacidade superior à de outrem - comparemos pessoas saudáveis e de idade compatível - o que pode levar a falsos questionamentos sobre a divindade e verdadeira humanidade do próprio Jesus. Estou tentado a parar de ler, vamos ver.

Comentário e recomendação: leiam "O Grande Abismo", do C. S. Lewis, é imperdível. Li estes dias e fala sobre como seria a vida depois desta vida. O autor faz questão de dizer que é um conto - e não uma nova revelação (uuufa! haha) - sobre a visão de quem vai para o inferno e quem vai para o céu.
Difícil não se enxergar em uma situação ou outra que o autor propõe e é bom evitar só enxergar outros, já que uma auto-análise e bem-vinda nesse caso.
Interessante o fato de estar pela Escocia quando a narrativa atingiu o ápice onde, no conto, o autor encontra seu mestre declarado, mr. MacDonald, o escocês que o ensina coisas interessantes numa realidade no mínimo, fascinante.
Ponto para a narrativa fechada, simples e profunda e para o destacado 'humor' ou 'jeito' escocês, perfetto!!

Detalhe: o final provoca aqueles risinhos internos que te fazem crescer...

Nenhum comentário: